O LOGOS NA BOCA DO HOMEM DE DEUS

            É o “ASSIM DIZ O SENHOR” que caracteriza a pregação do homem-servo de Deus na obra do ministério. É a Palavra de Deus colocada na boca do homem para falar e agir da Sua parte.
            O LOGOS manifestado no ministério de um homem de Deus não pode ser reconhecido apenas nos sinais extraordinários ou milagres que o acompanham. Mas sim, na sabedoria multiforme, oculta e misteriosa de Deus; revelada aos homens neste ministério para a edificação do Seu povo e o aperfeiçoamento desses santos que, ao ouvir a pregação deste homem, chegam na unidade da fé e no conhecimento perfeito. Sendo isto, o indispensável para a salvação deles.
Considerai o caso do apóstolo Paulo: nos três primeiros capítulos da epístola aos Efésios, ele fala do “mistério” da vocação dos gentios que esteve oculto nos séculos precedentes. Mistério escondido ao entendimento dos homens; inclusive aos profetas que o antecederam. Mas, que Deus revelou pelo seu ministério; à saber: “que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do Evangelho” (Ef.3:6). Quero aqui vos convidar a prestar uma particular atenção ao que foi dito aqui; para uma melhor compreensão do que ensinamos neste dia. Deixemos o apóstolo Paulo exprimir-se:
“Como pela revelação me foi manifestado o mistério, conforme acima em poucas palavras vos escrevi, pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, o qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no Espírito aos seus santos apóstolos e profetas” (Ef.3:3-5).
Entendem pois isto: O LOGOS manifestou-se pela “revelação” a fim de dar a Paulo a compreensão do mistério do Cristo acerca do qual ele escreveu. Discernimos pois que, para trazer este grande conhecimento sobre a terra, O LOGOS não precisou encarnar-se de novo no Paulo (na condição da “manifestação” do Filho do homem). Não! O “Assim diz o Senhor” revelou-se ao apóstolo NO ESPÍRITO. Como está escrito.    
Convém sabermos também que: O LOGOS revelado no “Assim diz O Senhor” não se restringe somente à uma profecia ou revelação de um mistério escondido que Deus traz na terra pelo Seu servo. O “Assim diz O Senhor” é também um conhecimento da Verdade dado ao seu próprio tempo, em confirmação do que está escrito. Porque, a Escritura não pode ser anulada pelos sonhos, visões, revelações ou predições dados por um pregador. Eis porque, os nobres judeus de Bereia apesar da avidez com que recebiam um pregador (ainda que de Paulo se tratasse): “examinavam diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim”.
Porque, se tal servo cuida ser profeta ou inspirado, ele deve antes de tudo atestar a autoridade da doutrina do Cristo dentro da Sua própria Igreja. Esta mesma doutrina que nos foi confirmada e ensinada pela autoridade apostólica (1Cor.3:10-12 e 14:37)

---------------------------------------------------